• (51) 98405 2221
  • Av. Carlos Gomes, 1286, sala 101 - Auxiliadora - Porto Alegre/RS

Saber contratar apólice adequada é fundamental

Saber contratar apólice adequada é fundamental

Saber contratar apólice adequada é fundamental

As palavras ‘inadequação’ e ‘insuficiência’ podem significar uma imensa dor de cabeça para o síndico na Justiça e para o bolso dos moradores do condomínio em caso de sinistro (ocorrência danosa), se o seguro contratado não for o mais indicado ao edifício.

Importante destacar que pode haver casos em que apenas um morador – e não todos – seja obrigado a ressarcir eventuais prejuízos que venha a causar ao condomínio. Neste caso, também, o seguro com cobertura ampla é mais vantajoso.

Vale ressaltar que o preparo do síndico para lidar com situações adversas é um ponto importante dentro da gestão condominial.

Há condomínios no DF que deixam de contratar com uma cobertura ampla, que é a única modalidade que atende na íntegra a legislação vigente, com objetivo de reduzir custos, embora a diferença seja expressiva em relação à cobertura básica, podendo custar em alguns casos até 5x mais; porém, a cobertura atende em sua totalidade todas as unidades autônomas e áreas comuns do edifício.

O valor de um seguro para um edifício com seis andares e três prumadas torres no DF com cobertura básica simples gira em torno de R$ 1.500,00 e o rateio entre os moradores torna vantajoso contratar a ‘cobertura ampla’.

Há quem ache que a cobertura básica, por abranger cobertura em caso de explosões, incêndio etc. garante a proteção devida; no entanto, há diversos casos que podem gerar sinistro e nem sempre são percebidos pelos moradores como alagamento, inundação, desmoronamento total – inclusive por obras realizadas em apartamentos, que comprometam a estrutura do prédio.

Convém a todos os moradores, proprietários ou locatários, conversar com o síndico sobre isso, ainda mais que o início de ano é o período em que ocorre o maior número de renovações desses seguros condominiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *