• (51) 98405 2221
  • Av. Carlos Gomes, 1286, sala 101 - Auxiliadora - Porto Alegre/RS

Cuidados na hora da manutenção das Calhas!

Cuidados na hora da manutenção das Calhas!

Os temporais, além dos preju- ízos evidentes, podem gerar um problema silencioso no médio e longo prazos. As calhas e tubos dos telhados podem virar depósito de galhos, areia e detritos trazidos pelo vento. Esses resíduos, com o decorrer do tempo, dificultam o escoamento da água das chuvas. Por isso, há necessidade de uma revisão frequente das calhas. Retida, a água pode comprometer a estrutura da edificação ou ainda extravasar o duto e atingir lajes, vigas e até forros, gerando sérios problemas. Entre eles, infiltrações, deterioração da tubulação e, em alguns casos, queda dessas calhas ou tubos.

Dependendo do local onde está o tubo de queda de descarga das calhas, podem ocorrer infiltrações na fachada e até dentro dos apartamentos ou das casas. Outro alerta com relação às calhas diz respeito ao mosquito Aedes aegypti, pois a falta de inclinação favorece os criadouros deste inseto.

Freqüência Recomendada

O ideal é limpar as calhas a cada seis meses, dependendo do local e do tipo de edificação. De acordo com o técnico de edificações e estudante de Engenharia Civil Tiago Murilo Fogaça Carneiro, casas, por serem baixas, são mais propícias a terem problemas com entupimentos por folhas e, por isso, necessitam de uma manutenção mais frequente.

Já os prédios não apresentam tantos problemas com esses entupimentos, mas aqui também são necessários os devidos cuidados. “O período que mais necessita de atenção é o outono, quando há muita queda de folhas e galhos, e nas temporadas de chuvas. Mas, sempre que houver algum tipo de tempestade, é aconselhável fazer pelo menos uma vistoria visual”.

Cuidados na hora da manutenção

É aconselhável que a limpeza de tubos e calhas seja feita por um profissional, pois há risco de ferimentos ou queda, sem falar nos possíveis problemas legais para os Síndicos caso ocorra algum acidente com funcionário ou morador do Condomínio.

Tela passarinheira

De acordo com o técnico, além da limpeza semestral, há outros meios de prevenção. Colocar uma tela de proteção por cima da calha, sem o seu total fechamento, evita o acú- mulo de sujeira que causa os entupimentos e que, consequentemente, leva à proliferação de pragas e ao mau cheiro. “Nas bocas dos tubos de queda recomendo a colocação de uma tela tipo passarinheira, para evitar a entrada de animais nesses locais. Em casos onde já há a proliferação de pragas, fazer o uso de veneno, colocando-o diretamente nas calhas antes da sua limpeza”, completa Tiago.

Fonte: Revista Síndico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *