• (51) 98405 2221
  • Av. Carlos Gomes, 1286, sala 101 - Auxiliadora - Porto Alegre/RS

Acessibilidade: autonomia para todos

Acessibilidade: autonomia para todos

Acionar o porteiro eletrônico de um edifício, ingressar no elevador e descer no andar desejado ou, simplesmente, entrar em um banheiro por cuja porta não passa uma cadeira de rodas, tornam-se constrangimentos para o portador de alguma deficiência ou para quem está com mobilidade reduzida. Precisarão contar com a ajuda de outra pessoa ou só restará a opção de recuar do objetivo.

Em 2050, um quinto da população será de idosos Não só portadores de deficiência, como também grávidas, obesos ou idosos precisam de atenção com relação à acessibilidade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com 60 anos ou mais de idade representam 8,6% da população brasileira. Nos próximos 20 anos, este número poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas, representando quase 13% da população. A proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a propor- ção de crianças. Este é um fenômeno mundial e está ocorrendo em um nível sem precedentes. As projeções indicam que, em 2050, nada menos que 22,5% dos brasileiros terão 65 anos de idade ou mais. O IBGE mostra ainda que, no Brasil, em média, as mulheres vivem oito anos a mais que os homens.

INICIATIVAS QUE GERAM ACESSIBILIDADE

Escadas

As escadas devem estar localizadas, de preferência, próximo às rampas ou plataformas elevató- rias, atendendo assim às pessoas com diferentes necessidades e deficiências. Sempre devem haver escadas, independentemente do uso de rampas e plataformas elevatórias. Quando a largura da rampa for igual ou maior do que 2,4 m, será necessária a instalação de corrimão central.

 A cada 3,2 m de altura a vencer, deve ser instalado patamar com no mínimo, 1,2 m de extensão.

Elevadores

É obrigatório que a botoeira  tenha inscrições em braile para orientar pessoas com deficiência visual. A cabine deve medir, no mínimo, 1,1 m x 1,4 m, tendo a porta 80 cm de largura livre. Externamente, deve haver sinalização tátil e visual.

Sanitários

Um sanitário com acessibilidade deve ter porta de acesso com 80 cm de largura útil, no mínimo. A bacia, incluindo assento, com altura máxima de  46 cm do piso, barras de apoio medindo de 3 cm a 4 cm de diâmetro a uma altura do piso de, no máximo 77 cm. O espaço mínimo para que uma pessoa em cadeira de rodas possa manobrar no interior do sanitário deve ser de 1,5 m. Os acessórios devem estar afixados em local de fácil alcance.

Fonte: Revista Síndico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *