• (51) 98405 2221
  • Av. Carlos Gomes, 1286, sala 101 - Auxiliadora - Porto Alegre/RS

Economia na Conta do Condomínio

Economia na Conta do Condomínio

O valor das taxas de condomínio é  uma preocupação significativa no orçamento dos brasileiros, principalmente em momento de crise. Os gastos com energia, água e manutenção são decisivos na hora de comprar ou construir um imóvel. Para reduzir essas taxas, as construtoras e consumidores estão optando cada vez mais por metodologias ecológicas que, além de reduzirem o impacto no meio ambiente, geram uma economia de até 50% nos gastos com água, e 70% nas contas de energia.

Os investimentos nesses métodos normalmente variam de R$ 500 a R$ 50 mil, mas tudo vai depender do tamanho do condomínio e dos custos de mão de obra.  Destaca também que 40% das técnicas se pagam em menos de 3 anos.

Entre os acessórios mais simples estão os redutores de vazão, que são anéis colocados nas saídas de água para controlar a intensidade do despejo. Uma torneira comum consome cerca de 15,6 litros por minuto, com o anel essa quantidade cai para 6 litros por minuto,  economia de até 30%.

Outra alternativa são os arejadores, acessórios com potencial econômico de 20% que reduzem o fluxo de água, mas mantém a sensação de volume e jato com utilização do ar, além dos sistemas de reutilização e tratamento de água, focados em aproveitar a mesma quantidade de água em diferentes atividades. Assim, por  exemplo, a água utilizada para tomar banho pode servir posteriormente para abastecer as descargas.

Na área de energia, 8 lâmpadas fluorescentes podem ser substituídas por 6 de led e gerar a mesma iluminação, mas promover uma economia de 30%.  Já um sistema simples de energia fotovoltaica permite que a energia elétrica  seja utilizada apenas no período noturno, reduzindo os custos com eletricidade  em até 60%.

Os acessórios mais simples se pagam em 6 meses ou um ano, dependendo do tamanho da habitação, já os sistemas mais complexos levam cerca de 2 á 5 anos para gerar retorno econômico.

Prédios mais horizontais e vidrados podem optar pelas pinturas refletivas e películas de controle solar, que impedem o aquecimento interno e reduzem o uso do ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *